quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia 12 - 06/01/10 - Ushuaia/Cerro Sombrero (CH)

Infelizmente hoje é dia de deixar Ushuaia. Ontem ainda tivemos a notícia que o pessoal das aduanas estava fazendo uma espécie de "operação padrão", ou seja, um greve disfarçada, atrasando ainda mais o atendimento. Isso tirou ainda mais a vontade de sair daqui, mas fazer o quê, temos que dar prosseguimento à expedição.
Saí com sono, na estrada estava muito frio e com bastante vento. Pelo menos consegui parar para tirar foto do Paso Garibaldi, um dos vários lugares lindos que tinha visto quando chegamos.

Fotos do Paso Garibaldi

Almoçamos em Rio Grande e seguimos para San Sebástian. Lá, como esperávamos, demoramos nas aduanas e adrentamos novamente no Chile, para tomar a estrada de rípio. Ao contrário da vinda, quando esse trecho pareceu fácil e tranquilo, hoje ele parecia mais difícil, mais chato de pilotar. Além disso, em um trecho havia máquinas trabalhando, além de um caminhão-pipa que estava molhando a estrada. Que infortúnio, o que já estava ruim para a gente agora se tornou pior, pois tínhamos que enfrentar lama! Pilotando sempre nas pontas dos dedos, conseguimos vencer esse trecho e, depois de um bom tempo, chegamos novamente no asfalto, na cidade de Cerro Sombrero, onde, para variar, pegamos o (único) posto de gasolina nos minutos finais de funcionamento.

Olha o estadinho da moto depois da dobradinha rípio/lama...

Abastecemos as motos e ficamos discutindo se valia à pena enfrentar mais uma aduana ainda hoje. A Rose não estava se sentindo bem depois do trecho de rípio, o que era um péssimo sinal, afinal ela não se abate por qualquer coisa, além de que todos estávamos exaustos. Decidimos por permanecer na cidade e nos hospedarmos na única pousada de lá, e enfrentar a chatisse das aduanas só pela manhã. Ao chegar na Hosteria Tunkelen, fomos muito bem recepcionados por Bruno, o pastor-alemão do lugar. Ficou também na hosteria um casal de Santa Maria que conhecemos no posto, muito legais por sinal. Eles, que estavam viajando em uma Marauder, ouviram nossos conselhos e deixaram para enfrentar o rípio descansados pela manhã.

Bruno, um dos recepcionistas da hosteria

A hosteria é ótima (e também a única do lugar), nos instalamos e depois do merecido banho, fomos jantar e depois nos recolhemos.