sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dia 7 - 01/01/2010 - Puerto San Julian

Hoje a Rose e eu resolvemos aproveitar a quebra do roteiro com a pernoite extra aqui e mudamos o roteiro. Decidimos adiantar a chegada a Ushuaia e, na volta, após passar por El Calafate, passar também por Bariloche. Conseguimos ligar para os hotéis e solicitar as alterações nas reservas.
Aproveitando nosso dia extra, fizemos o passeio de barco da Pinocho Excursiones, que nos levou até a um passeio pelas ilhas da cidade para visitar a fauna local.

Nossos guias, Marilla e Fernando

O primeiro lugar que visitamos foi a Isla Cormorán, onde inclusive desembarcamos e caminhamos entre vários pinguins da espécie magalhães, além de outras aves, como ostreros e gaivotas. Só esse passeio fez toda a viagem valer à pena, é muito legal a proximidade que se tem com esses animais aqui. Junto com os pinguins estavam as gaivotas, sempre à espreita para roubar seus ovos.

Olha que galera!

Pinguim e seus filhotes

Pinguim e eu posando para a foto

Dois casais

Depois embarcamos novamente e fomos até a Isla de los Pajaros, também conhecida como Isla de la Justicia. Ela tem esse nome por ter sido o local onde foram enterrados os restos de dois capitães que lideraram um motim contra Fernando de Magalhães em 1520, e depois foram mortos e esquartejados (mais sobre isso aqui). Para variar, a definição válida de "justiça" é daquele que está no poder... e como desgraça pouca é bobagem, aqui também estão os restos de um capitão decapitado pelo corsário inglês Francis Drake, em 1578. Nesta ilha não desembarcamos, mas era possível avistar gavoitas, cormorões e alguns pinguins perdidos.

Isla de los Pajaros

Depois, voltando para a cidade, ainda avistamos toninas, que parecem uma espécie de golfinho, mas com as cores de uma baleia orca. Elas brincavam em volta do barco, perseguiam ele, e depois se aproximavam, curiosas. Certamente esse passeio foi um dos melhores de toda a viagem, o contato com a fauna patagônica é realmente algo inesquecível.

Tonina

Olha uma ali, saltando!

Depois desse passeio maravilhoso, fomos procurar almoço e descobrimos que todos os restaurantes da cidade estavam fechados devido ao ano-novo. Depois de muito caminhar, achamos um mercadinho aberto. Não tivemos dúvida, compramos massa, molho e alguns outros ingredientes e nossa querida "Mama Rose" fez o almoço para nós.

Nosso delicioso almoço de Ano Novo. Eu já estava morrendo de fome...

Depois disso, descansamos um pouco e ainda jantamos uma deliciosa sopa, novamente preparada pela Rose.